Permissão do conteúdo

Pele e anexos cutâneos

Olá leitoras, hoje vamos falar sobre "Pele", essa nossa arma de beleza!

Estudos revelam que a pele possui funções importantes na saúde física e psicológica do indivíduo. Saber a formação e função da pele permite realizar tratamentos estéticos mais adequados e efetivos no combate as alterações cutâneas. Então vamos lá!

A pele é o maior órgão do corpo humano, sendo responsável por nos proteger, influenciar a penetração de cosméticos, participar da metabolização de vitamina D, além de prover proteção imunológica ao organismo.

Duas camadas formam a pele: epiderme e derme.

Fonte: Campanha pela Saúde da Pele

A epiderme é a camada mais superficial, têm como função tornar a pele impermeável, e é composta por cinco estratos, nesta ordem: basal, espinhoso, granuloso, lúcido e córneo.

Já na derme estão dispersas as fibras colágenas, elásticas e reticulares. Que dão as características de sustentação e elasticidade à pele, sendo importantes para a prevenção do envelhecimento precoce. Vasos sanguíneos e linfáticos, glândulas sebáceas e sudoríparas, folículo piloso e algumas terminações nervosas também estão localizadas nesta camada.

A hipoderme, presente abaixo da derme, é dividida em camada areolar (superficial) e lamelar (profunda), possui função protetora de órgãos e das variações de temperatura, serve de reserva energética e dá forma ao corpo.

Agora que terminamos esta revisão, vamos ao próximo assunto "Alterações da pigmentação da pele". Estou te aguardando!!!

Compartilhar
Indicar para um amigo
Obrigado!
Esta matéria vale 50 pontos
Continuar lendo...

Ficou interessada nos produtos utilizados nessa matéria? Aqui estão eles!

Para mais informações, clique no produto.

Bio-C
 

QUER SABER DE TODAS NOVIDADES?
Cadastre-se em nossa Newsletter

Cadastro efetuado com sucesso!
 

Nos acompanhe nas redes sociais

Facebook Twitter Instagram