Permissão do conteúdo

O pelo: as bases de formação e as funções desta estrutura

O cabelo pode ter importância significativa para a estima do indivíduo, sendo bastante comum as pessoas procurarem tratamentos estéticos para cuidarem da queda de cabelo. Por isto, hoje vamos falar sobre pelos!

O pelo é formado por queratina maleável, e nasce de pequenos canais chamados folículos pilosos. Estes folículos estão presentes em grande quantidade no couro cabeludo e ausentes nas mucosas, palmas das mãos e plantas dos pés.

Cada folículo piloso possui em sua base vasos sanguíneos, que carreiam ao pelo nutrientes e oxigênio, permitindo sua formação. O crescimento dos pelos ocorre de forma descontínua, intercalando as seguintes fases:

·Crescimento: chamado de fase anágena, com duração de cerca de 3 anos.

·Repouso: chamado de fase catágena, com duração de cerca de 2 a 3 semanas.

·Queda: com denominação de fase telógena, com duração de cerca de 3 meses.

Os pelos possuem função protetora, permitindo que mucosas como os olhos e os órgãos genitais, assim como o canal auditivo sejam protegidos contra radiação, microrganismos e poluição, além disso, também estimulam a sensação tátil.

A coloração dos pelos é dependente da produção da melanina, que através da sua conversão permite dar aos fios tons diversos. Anexo ao folículo piloso, estão as glândulas sebáceas que, através da produção de sebo, permitem a lubrificação e crescimento do pelo.

Os cuidados básicos com os cabelos e pelos, permitem um crescimento saudável e melhor resposta aos tratamentos estéticos!

Compartilhar
Indicar para um amigo
Obrigado!
Esta matéria vale 50 pontos
Continuar lendo...

Ficou interessada nos produtos utilizados nessa matéria? Aqui estão eles!

Para mais informações, clique no produto.

Bio-C
 

QUER SABER DE TODAS NOVIDADES?
Cadastre-se em nossa Newsletter

Cadastro efetuado com sucesso!
 

Nos acompanhe nas redes sociais

Facebook Twitter Instagram