Permissão do conteúdo

Dores musculares: como acabar com elas?

Quem nunca sentiu uma dor muscular, seja ela leve ou não? No artigo de hoje, vamos abordar um pouco sobre a mialgia e suas causas mais comuns.

A mialgia, mais conhecida como dor muscular é a sensação de dor que acomete os músculos do corpo. Suas causas são as mais diversas, podem ser localizadas ou espalhadas por todo o corpo, mas geralmente, decorrem de um trauma ou choque, esforço físico, tensão muscular, estresse, infecções e processos inflamatórios, entre outros. Os locais comumente afetados são as pernas, o pescoço, as costas e até mesmo as mãos.

Devemos lembrar que a dor muscular é uma forma do organismo dizer que algo não está bem, sendo assim, ela é um mecanismo de autoproteção do corpo e por isso não deve ser ignorada.

Existem três estágios da dor:

1.       Leve – onde o músculo é pouco afetado e possui duração de alguns dias;

2.       Moderada – onde o músculo é mais afetado que no estágio leve e a duração dos sintomas varia de uma a três semanas;

3.       Grave – onde o músculo é muito afetado, com dor intermitente. Podem ocorrer hemorragias internas e possui muita inflamação. A duração pode ser de meses e até anos. Sendo uma emergência médica e o tratamento muitas vezes deve ser cirúrgico.

Para o alívio da dor leve, uma técnica muito utilizada é o método PRICE, que vem do Inglês e significa:

ü  P (protection): proteger e/ou imobilizar a área afetada;

ü  R (rest): descanse das suas atividades esportivas;

ü  I (ice): faça compressas de gelo no local lesionado de 15 a 20 minutos, três vezes ao dia.

ü  C (compresion): para reduzir o inchaço-edema, utilize uma atadura ou faixa crepe de compressão;

ü  E (elevation): coloque o local de lesão muscular acima da linha do coração, isso também ajuda a diminuir o inchaço-edema.

O uso de anti-inflamatórios, analgésicos e relaxantes musculares também são indicados para o tratamento da dor, mas lembrando sempre que o médico e/ou o farmacêutico devem ser consultados, pois cada dor tem tratamento mais adequado.

 Outras técnicas utilizadas que são bem úteis no alívio da dor são a massagem, a drenagem, o campo magnético, a corrente elétrica e o ultra-som. Para as massagens, existem cremes e loções com princípios ativos como Mentol, Cânfora e Salicilato de Metila que auxiliam no tratamento da dor. A Bio C possui um produto específico para o alívio de dores, acesse a loja virtual Bio C e conheça o Creme e a Loção CalmFlex Pro.

Cuide-se e diga tchau às dores musculares indesejadas.

Compartilhar
Indicar para um amigo
Obrigado!
Esta matéria vale 50 pontos
Continuar lendo...

Ficou interessada nos produtos utilizados nessa matéria? Aqui estão eles!

Para mais informações, clique no produto.

Bio-C
 

QUER SABER DE TODAS NOVIDADES?
Cadastre-se em nossa Newsletter

Cadastro efetuado com sucesso!
 

Nos acompanhe nas redes sociais

Facebook Twitter Instagram