Permissão do conteúdo

Adstringência

Como utilizá-lo da melhor maneira nos procedimentos estéticos do seu dia-a-dia.

Adstringência é a capacidade que algumas substâncias possuem de se combinar com proteínas da superfície da pele e formar uma camada protéica insolúvel e protetora, além de comprimir os vasos sanguíneos locais e o tecido diminuindo assim a secreção glandular.

Hoje vamos falar um pouco sobre esse tipo de cosmético e como usá-los nos procedimentos estéticos.

A limpeza da pele segue alguns rituais, entre eles a esfoliação - como já falamos em outra matéria e a correta retirada da maquiagem. Um passo muito importante também é a aplicação de uma solução adstringente. Ela geralmente é utilizada para finalizar e consolidar o processo de limpeza e fechar os poros. Em seguida, pode ser utilizado algum creme para hidratação local ou fotoprotetor, dependendo da situação.

As soluções adstringentes são muito procuradas por pessoas de pele oleosa e mista para regular a secreção de sebo e diminuir a oleosidade, principalmente nas regiões consideradas mais criticas: testa, nariz e queixo – zona do T. Apesar disso, pessoas com pele normal ou seca podem sim fazer o uso deste tipo de produto, nesse caso o ideal são produtos mais suaves como tônicos de limpeza e livres de álcool.

Hoje no mercado de cosméticos existem produtos para limpeza, tonificação, hidratação e fotoproteção específicos para cada tipo de pele e com formulações variadas que atraem os mais diversos biótipos. Na constituição desses produtos estarão presentes substâncias com capacidade de adstringência, geralmente são extratos vegetais ricos em ácido tânico como a Cavalinha, a Erva cidreira, o Barbatimão, o Hamamelis, o Chá branco, o Chá verde, a Sálvia, a Maça verde e muitos outros. Também são utilizadas substâncias adstringentes derivadas de minerais como sulfato de zinco e cobre e sulfato de alumínio. O importante é procurar sempre o produto que mais se adapta ao tipo de pele e as necessidades dela.

A utilização de uma solução adstringente ou tônico de limpeza deve ser diária nos momentos de higienização de pele, geralmente, pela manhã e a noite. A aplicação deve ser feita do centro para os lados com movimentos circulares, ascendentes e evitando sempre a área dos olhos.

A Bio C preparou essas e outras dicas para você utilizar na sua rotina estética. Siga o Canal da estética e fique por dentro!

Compartilhar
Indicar para um amigo
Obrigado!
Esta matéria vale 25 pontos
Continuar lendo...
Bio-C
 

QUER SABER DE TODAS NOVIDADES?
Cadastre-se em nossa Newsletter

Cadastro efetuado com sucesso!
 

Nos acompanhe nas redes sociais

Facebook Twitter Instagram